O nascimento de uma Cidade, a Amadora no final do séc. XIX, início séc. XX
Caminho de Ferro
Liga Melhoramentos
Aviação
Casas "Portuguesas"
Novos Bairros
CAMINHOS DE FERRO
A
Porcalhota era no final do século XIX a mais importante povoação da região e
estendia-se ao longo da Estrada Real que a atravessava. Devia a sua importância ao facto
de ser um ponto paragem obrigatório, imediatamente anterior à separação das estradas
reais de Sintra e Mafra, contando com diversos serviços de apoio aos transeuntes destas
vias, nomeadamente casas de pasto como a do famoso "Pedro dos Coelhos". Aí
passavam as carruagens, os "omnibus", os "ripperts", os
"char-à-bancs" e o antepassado dos comboios, o "Larmanjat".
Finalmente, em 1887, foi inaugurada a linha de Sintra com o comboio a vapor. A população
ficou entusiasmada, mas também desconfiada com esta inovação, devido às más
recordações do "Larmanjat". No dia da inauguração, a dois de Abril de 1887,
a nova linha-férrea tinha 11 estações e 3 apeadeiros ao longo dos seus 23 kms. As
localidades estavam engalanadas, as filarmónicas tocaram, os foguetes estalaram e 7
comboios fizeram nesse dia Alcantara - Sintra - Alcantara, levando e trazendo cerca de mil
pessoas. Há relatos da época que contam que havia tanta gente nas ruas, que a comida
chegou a faltar. De referir que só posteriormente, em 1890, é que foi inaugurado o
túnel do Rossio, tornando a viagem até ao centro de Lisboa bastante mais rápida. No
entanto, a estação dos caminhos-de-ferro foi instalada a alguma distância da
Porcalhota, junto da Quinta da Amadora, desencadeando o desenvolvimento de uma nova
povoação nesse local, devido à vinda de pessoas estranhas à Porcalhota e seus
arredores, sobretudo constituída por pequena burguesia de Lisboa. Este facto deu origem a
um significativo crescimento urbano e uma nova dinâmica social para a localidade,
centrada agora em torno da nova estação de comboios. Vão ser esses novos habitantes que
vão implementar a alteração do nome da povoação de Porcalhota para Amadora, petição
esta efectuada a 10 de Julho de 1907 por Eduardo Ferreira do Amaral ao Rei D. Carlos,
tendo sido alterada a placa com a denominação da localidade da estação de comboios
para "Amadora" a 1 de Fevereiro de 1908.